Candidato a Deputado Estadual Pedro Tapias visita a AEPES

Por AEPES 12/09/2018

A semana começou com debate de ideias, reflexões sobre a política no Espírito Santo, estreitamento de vínculos e também sobre as carreiras na Polícia Civil na sede administrativa da Associação dos Escrivães na manhã desta segunda-feira (10). A diretoria da entidade recebeu o candidato a deputado estadual pelo partido PSB, Pedro Tápias, número 40.181.

A Aepes não possui caráter político partidário, mas a entidade está sendo procurada pelos candidatos a cargos eletivos no pleito eleitoral deste ano e a Associação está aberta para receber a todos e conhecer suas propostas de trabalho. Além disso, os que são recebidos na sede administrativa da entidade são convidados a assinarem um documento, um compromisso de campanha com a associação. 

Pedro Tápias afirmou que não esquecerá suas origens e que a sua candidatura é participativa, assim como será seu trabalho se for eleito. Disse também que seu gabinete na Assembleia Legislativa estará aberto aos Policiais Civis. 

“O que nos une é a vontade de melhorar a polícia e eu preciso de vocês para poder trabalhar. Eu sou uma pessoa nova no sentido de não possuir experiência política e eu quero crescer junto com a Associação dos Escrivães e com a categoria para resolvermos a nossa situação. Não deixarei de ser polícia para ser parlamentar. Eu tenho a polícia ‘no sangue’ e continuarei assim no meu gabinete. Levarei a categoria para dentro dele e iremos dialogar e trabalhar.”, promete Tápias. 

Já o presidente da Associação dos Escrivães, Thomaz Edson Rigo Altoé, destacou durante o bate papo que é preciso ter coragem e disposição para se candidatar. Ele relembrou o que viveu quando foi convidado para representar os escrivães. 

“Eu entendo o desafio que é ser o novo dentro de um sistema. Há cinco anos, quando fui convidado para participar da diretoria desta entidade deixei claro, assim como Tápias que não seria uma caminhada sozinha, trouxe os amigos para perto e por isso que compreendo esse espírito de corpo que Tápias propõe para seu mandato”.

Transparência

O incentivo à transparência pública é uma característica dos governos atuais. A democracia é baseada no poder do povo e sua legitimidade se dá quando o indivíduo tem amplo acesso às informações dos seus parlamentares e da Administração Pública, um direito previsto no artigo 5º da Constituição Federal Brasileira. 

“Essa demanda está mais forte e presente na população. Além da transparência exercerei um mandato participativo. Pretendo chamar as categorias para que possam acompanhar tudo o que faremos e o nosso trabalho. Muitas vezes o parlamentar elabora um projeto, mas não participa ninguém da base. Quero a participação de todos: do escrivão, investigador, perito e outras categorias que possam participar da elaboração, criação e a conclusão dos projetos durante meu mandato”.


Trabalho

Pedro Tápias possui um plano de trabalho já definido para seu mandato e afirma que uma nova proposta a ser discutida com a categoria e o governo é o esboço da criação da carreira da investigação criminal. 

“Há seis meses estamos ‘maturando’ este projeto para junto com os Escrivães de Polícia resolver essa questão para tornar a carreira do Policial Civil mais dinâmica e atrativa, sem a necessidade de ficar preso a inquérito e ao escrivanato, com a criação de um cartório central que será o órgão distribuidor das investigações e cada um a levará até o final”.

A coordenadoria de campanha lembrou à diretoria da AEPES que a criação da carreira de investigação criminal é  uma proposta embrionária que está em construção, que necessita de muito estudo; além de necessitar da participação dos escrivães nessa construção - lembrando que num passado recente investigadores e escrivães estiveram unidos na construção da lei complementar n° 657/2012 que trouxe avanços no que se refere à promoção dos policiais civis capixabas - nesta esteira, a coordenadoria afirma que, não somos os donos da verdade e é com a participação de todos que alcançaremos uma polícia civil forte e eficiente - verdadeiro patrimônio do povo capixaba.

Fortaleça a sua classe. Associe-se!
Produção: Assessoria de Imprensa da Aepes.

Por: AEPES 12/09/2018